Escola Secundária António Nobre(ES/3) - Escola Sede Escola Básica das Antas (EB1/ JI) Escola Básica Monte Aventino (EB1/JI) Escola Básica de Montebello (EB1/JI) Escola Básica de S. João de Deus (EB1/JI) Escola Básica da Areosa (EB 2,3) Escola Básica Nicolau Nasoni(EB 2,3)

Escola Básica de Montebello (EB1/JI)

Imprimir
Publicado em:

 

 

EB Montebello - localizaçãoLocalização:

Rua de Alcântara

4350-022 Porto

 

Contactos:

Telefone: 225 020 208

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Página Web: www.ae-anobre.pt

 

Diretor:

Cristóvao Oliveira

 

Coordenadora de Estabelecimento:

Ana Paula Pereira

 

 

 

 

 

Introdução

 

A Escola Básica de Montebello foi construída no ano de 1948.

 

Situa-se na Rua de Alcântara, rua paralela à Avenida Fernão Magalhães, na parte oriental da cidade do Porto, na freguesia de Campanhã, uma das mais heterogéneas da cidade.

 

 

A EB de Montebello foi alvo de uma excelente intervenção ao nível do edificado.

 

Essa intervenção, manteve a traça original do edifício, mas dotou-a de ótimas instalações, transformando-a numa escola prática, atrativa e moderna.

 

A última intervenção física data de 2003.

 

 

EB Montebello lapis

 

 

 

EB Montebello frente

 

 

 

Breve Caracterização

 

 

Bandeira JFCampanha

 A Escola Básica de Montebello pertence à freguesia de Campanhã. Esta freguesia é delimitada a sul pelo rio Douro, a este e a nordeste pelo município de Gondomar e a oeste a freguesia liga-se às do Bonfim e Paranhos. Possui uma área de 8,13 Km2, correspondente a cerca de um quinto do território concelho, constitui assim, a maior freguesia do Porto. Ocupa parte da vertente norte do rio Douro, que se desenvolve em degraus desde o rio, definidos pelos Montes da Bela Vista, das Antas, Contumil, Cruz e Currais.

 

O espaço envolvente à escola é tipicamente urbano e bastante diversificado.

A escola está rodeada por urbanizações de vivendas, por alguns prédios antigos e pelos Bairros mais próximos Pio XII (bairro mais antigo) e Contumil.

 

 

EB Montebello edificio

 É um Edifício tipo Plano Centenário, estruturalmente dividido em duas partes.

 

 

Uma parte principal (salas de aula) que mantém as características próprias do tipo de edifício e uma outra parte, construída de novo, que exibe modernas instalações (anfiteatro, camarim, balneários, sala multiusos, auditório, sala de audiovisuais, ginásio com piso em tartan, salas de aula, cozinha e refeitório)

 

 

 

 EB Montebello-3     EB Montebello-4 

 

 

montebello-novaNo exterior do edifício temos um recreio totalmente aberto, revestido a “tartan.

Todo o espaço é circundado por um muro com sobreposição de grades de ferro, tendo três portões que possibilitam o acesso à Escola.

 

População Escolar – Cerca de 250 alunos, distribuídos por 11 turmas, a funcionar em horário de regime normal, 3 do pré-escolar e 8 do 1º ciclo.

 

A proveniência geográfica das crianças que frequentam a Escola de Montebello apresenta elevado grau de diversidade e constitui fator de relevante importância na caracterização da Comunidade Educativa que lhe é afeta. Assim, por um lado, temos crianças oriundas da zona de influência da Escola, já por si, económica, social e culturalmente heterogénea, zona de forte implantação de habitação social – Bairro de Contumil, Pio XII e S. João de Deus - geograficamente contígua a zonas que, no contexto da cidade do Porto, são consideradas como razoavelmente favorecidas – Rua de Costa Cabral, Av.ª Fernão de Magalhães). Por outro lado, temos uma percentagem significativa de crianças que não reside na área de influência da Escola. São filhos de pais que, por razões laborais, se deslocam da sua área de residência para a cidade do Porto e, por essa razão, inscrevem os filhos nos ATL desta zona.

 

 

EB Montebello sala pre

 

Ao Ensino Pré - Escolar estão afetas três salas de aula.                

 

A componente letiva funciona das 9:00/16:00h

 

 

As atividades de animação e de apoio à família (AAAF), funcionam  nos seguintes horários: 8:00h às 9:00 h e das 16:00h às 18:30h

 

 

 

 

EB Montebello sala 1ceb

 

 

 

Relativamente ao 1º ciclo, a escola conta com 9 salas.

 

A componente letiva funciona das 9:00/16:00h.

 

As Atividades de Enriquecimento Curricular

(AEC´s)  funcionam entre as 16:30h e as 17:30h

 

 

 

 

 

PARCERIAS/ PROJETOS

 

Os pais/encarregados de educação, as parcerias formais e informais existentes são atores decisivos na construção do sucesso educativo das nossas crianças.

Por termos essa consciência, queremos continuar a desenvolver a relação Escola / Família/ Comunidade e aprofundar o trabalho que tem vindo a ser feito com as diferentes parcerias, nomeadamente, com Instituições de Solidariedade Social, a Junta de Freguesia de Campanhã, a Câmara Municipal do Porto e outras que se venham a formalizar.

No âmbito destas Parcerias, a Escola desenvolve vários projetos, a saber:

"Porto de Crianças"; " O Porto a Ler";ERO” - Equipa Norte Vida; “ORELHUDO” - Casa da Música; AJUDARIS; BIBLIOCARRO; HORTA PEDAGÒGICA; “1º Viveiro - Florestar Portugal”; “Falar como gente grande” - projeto piloto; “Grande Corrida de sacos” - Recolha de medicamentos fora de prazo e todo o material inerente; Recolha de tampinhas; Pilhas.

 

 

 

Dia 5 de junho - Um dia diferente na EB Montebello

 

Brincamontebello - geral   Brinca montebello carros

No dia 5 de junho de 2014, teve lugar na Escola Básica de Montebello uma atividade denominada BRINCAmonteBELLO.

Os alunos das 11 turmas da Escola viveram um dia diferente, de forma divertida e dinâmica, participando entusiasticamente em atividades diversificadas que assumiram uma vertente lúdica relevante.

Estas atividades, organizadas pela Coordenadora de Estabelecimento, Dra. Ângela Corrêa, contaram com o empenho e colaboração dos Encarregados de Educação, Professores, Educadores e Pessoal não Docente.

Ver a alegria e os sorrisos estampados no rosto dos nossos alunos foi muito gratificante.

 

 

Uma visita ao laboratório…

Vídeo Experiencias Laboratoriais 1CEB-SecEste ano letivo um grupo de alunos do 4º ano das Escolas Básicas de S. João de Deus e Montebello em conjunto com os alunos do 11º CT2 do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias da ES/3 António Nobre participaram com entusiasmo em várias experiências de carater laboratorial, numa das vertentes da ação “Ler, entender e aplicar”.

A ideia foi criar momentos de partilha de saberes entre alunos do 1º ciclo e alunos do ensino secundário.

Uma atividade a repetir no futuro!

 3 - Microscopio  2 -Tubos de ensaio  4 - experiencia

 

 

logo (vrs 2) CP 2013

SGMEC-Horizontal

http://w3.dren.min-edu.pt/wp-content/uploads/2013/09/leaf-header.png

Friday the 24th. | Home |