Escola Secundária António Nobre(ES/3) - Escola Sede Escola Básica das Antas (EB1/ JI) Escola Básica Monte Aventino (EB1/JI) Escola Básica de Montebello (EB1/JI) Escola Básica de S. João de Deus (EB1/JI) Escola Básica da Areosa (EB 2,3) Escola Básica Nicolau Nasoni(EB 2,3)

Escola Básica da Areosa (EB 2/3)

Publicado em:

Localização:

Rua Prof. António Cruz, 278-280

4200 - 001  Paranhos - Porto

Contactos:

Telefone: 225420540

Página Web: www.ae-anobre.pt

Diretor:

Carlos Pedro de Vasconcelos

Coordenadora de Estabelecimento:

Jorge Manuel Andrade Costa

Registo Fotografico EB23 Areosa 3

Nota Introdutória

EB 2-3 Areosa - foto frenteA Escola Básica 2, 3 da Areosa foi criada há mais de vinte anos, no entanto, o edifício onde atualmente se encontra foi inaugurado em setembro de 1998.

Apesar de já ter alguns anos de funcionamento, as instalações estão preservadas, graças ao cuidado e vigilância constante de quantos nela trabalham e velam pela sua manutenção.

Após uma interrupção de cinco anos, a partir de 2007, a Escola voltou a integrar um programa TEIP, tendo o projeto educativo como principais objetivos a melhoria da qualidade no processo de ensino/ aprendizagem (quer na sua dimensão académica quer na do desenvolvimento do indivíduo) e a redução do abandono escolar.

Para a consecução das metas definidas muito tem contribuído a colaboração/empenho de toda a comunidade educativa, existindo uma constante interação entre os seus elementos e as entidades que estão associadas a este projeto.

Breve Caracterização

A estrutura da Escola compreende espaços de ensino, espaços de apoio ao ensino, espaços complementares de apoio, espaços de circulação, campo de jogos, instalações gimnodesportivas, recreios cobertos, recreios e jardins.

O edifício compõe-se de dois pisos sendo o corpo central do mesmo, ocupado pelas Áreas de Serviço e as alas laterais pelas salas de aula normais, salas específicas e Gabinetes dos Departamentos Curriculares.

No corpo central do 1º piso situam-se os serviços de apoio: secretaria, telefone, sala dos directores de turma, reprografia, papelaria, gabinete médico, SPO, Núcleo de Apoio Educativo, cantina e bufete dos alunos.

No 2º piso encontram-se a sala de convívio dos alunos, sala dos professores, Biblioteca/ Centro de Recursos, Auditório, Sala de Coordenação e duas salas de informática.

Todas as salas de aula se encontram bem apetrechadas, são amplas, funcionais e bem iluminadas. Destacam-se ainda 3 salas de Ciências, um Laboratório de C. Fisico-Químicas, 2 salas de Ed. Visual, 2 de E.V.T. e uma de E. T., que estão equipadas de forma a cumprirem os objectivos e finalidades destas disciplinas, dispondo também de arrecadações.

A componente letiva funciona das 8:25h às16:55h, para o 2 º e 3º ciclo do ensino básico regular e para o curso vocacional.

EB Areosa - Atrio

EB Areosa Auditorio

EB Areosa Sala Normal

Protocolos / Parcerias

A Escola EB 2,3 da Areosa mantém vários Protocolos/ Parcerias - Câmara Municipal do Porto, Junta de Freguesia de Paranhos, Instituições de Ensino Superior Público e Privado,  Polícia Segura e Empresas representativas do tecido empresarial da zona.

Com a colaboração dos vários Parceiros, desenvolvendo vários Projetos, nomeadamente Projetos PRESSE, PASSE, Promoção e Educação para a Saúde(PES), Projetos de Prevenção e Segurança, Projeto de Educação para os Valores e para o Conhecimento, Histórias da Ajudaris, entre outros.

RP

POCH TEIP